Ou os candidatos estão mentindo ou não entendem nada sobre tributação e arrecadação tributária.
Ora, por que o Brasil em 2004 deixou de tributar os dividendos? Por uma simples razão. Não havia como se prever a arrecadação por este tipo de imposto, pois bastava a empresa não distribuir dividendos que a arrecadação se frustrava.
A tributação das pessoas jurídicas era então de 26%. O que fez então o governo da época? Aumentou a tributação das pessoas jurídicas, de 26% para 34%, e eliminou a tributação sobre os dividendos, passando a evitar a frustração da arrecadação, pois independente da distribuição ou não dos dividendos o imposto seria pago pelas empresas.
O Brasil passa por uma necessidade de ter mais arrecadação advinda dos tributos já que quase nenhum candidato fala em reduzir privilégios, tributar renda isenta, ou seja, reduzir o tamanho do Estado e dos benefícios dos privilegiados.
E não fala porque não é discurso que traga votos. O que traz votos mesmo é mentir para o povão que não sabe a diferença entre imposto e tributo, mas que bate palma quando escuta o discurso de tributar os "ricos".
Ora, para tributar dividendos teremos de reduzir a tributação das pessoas jurídicas senão ninguém mais investirá no Brasil.
Investimentos é o que gera renda e empregos ou esqueceram que os Estados Unidos reduziram a tributação das pessoas jurídicas de 34% para 21% e que a maioria dos países estão fazendo o mesmo?
Se adicionarmos qualquer imposto sobre os dividendos sem reduzir a tributação das pessoas jurídicas vamos expulsar do País aqueles " ricos" que geram renda e emprego com seus investimentos e teremos mais desemprego ainda.
Ou passamos a discutir estas ideias de jerico ou estamos condenados e ser um País só deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário