terça-feira, 2 de abril de 2013
Declaração do Imposto de Renda 2013 pode ser feita em tablet e smartphone
Contribuintes pessoas físicas com situações fiscais mais simples já podem preencher e entregar a Declaração do Imposto de Renda de 2013, ano-base 2012, em tablet e smartphone. O sistema da Receita Federal passou a aceitar dispositivos móveis a partir do dia 1º de abril de 2013.
A Receita Federal estima que cerca de cinco milhões de contribuintes poderiam preencher suas declarações de renda em seus próprios tablets ou celulares com tecnologia inteligente.
Esse sistema não pode ser utilizado por contribuintes profissionais liberais ou que tenham obtido lucro na alienação de bens, recebido lucros e dividendos ou rendimentos no exterior, além de rendimentos por doação ou herança.
“O objetivo neste momento é alcançar contribuintes que têm declarações mais simples”, disse o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, ao anunciar a novidade.
Quem optar por fazer a declaração por meio de dispositivo móvel não terá a possibilidade de recuperar o conteúdo do documento entregue no ano passado. Mas o aplicativo permitirá o preenchimento automático de alguns campos da declaração de renda. A partir da digitação do CPF, por exemplo, o sistema apresentará o nome do contribuinte. O sistema também permitirá que o preenchimento seja iniciado em um aparelho móvel, mas concluído em outro. Para isso, basta que o usuário salve o rascunho atrelado a uma palavra-chave, que será solicitada ao abri-lo novamente mesmo que em outro aparelho.
A Receita alerta que a declaração feita pelo sistema operacional da Apple não é salva automaticamente, após o envio do documento ao Fisco. Por isso, o aplicativo apresenta o passo a passo para salvar. Para o sistema operacional Android, o salvamento é automático. O prazo de entrega da declaração termina no dia 30 de abril.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário